terça-feira, 18 de março de 2008

Construindo o Tocantins com a nossa cara!


O Tocantins é o estado mais jovem do Brasil. Criado dia 05 de outubro de 1988 quando da promulgação de nossa Carta Magna (Constituição Federal Brasileira) foi a ultima unidade de nossa Federação a “nascer” e possui, proporcionalmente, a maior população jovem do Brasil.
Ouvimos diuturnamente dizer que o Tocantins é o Estado do futuro. E ele o é. Características naturais de todos os ecossistemas brasileiros, como o semi-árido do belo Jalapão, o rico cerradão do centro-sul do estado, a biodiversidade da floresta amazônica no Bico do Papagaio, a exuberante e pantanosa região da Ilha do Bananal, ..., fazem deste ecótono brasileiro, a terra do “tudo que se plantando, aqui dá”. O alto potencial de produção de energia (hidrelétrica, biodíesel, álcool) e a grande produção agropecuária, somados à posição geográfica estratégica de artéria nacional através da Ferrovia Norte-Sul, Hidrovia do Tocantins (no Araguaia não!!!), a plataforma Multi-Modal e a histórica Belém-Brasília (BR-153), fazem do Tocantins o coração do Brasil.
Contudo, ser o último colocado no Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM durante mais de um ano e ainda padecemos pela baixa qualificação profissional de nossa gente, impede que nossos jovens vislumbrem a chegada deste futuro promissor. A juventude, porém, nunca se posicionou de forma apática. Ao longo da história do Brasil, sempre partiu dos estudantes ações ousadas e de vanguarda que ajudaram a construir nossa Nação.
A vitoriosa campanha do “Petróleo é Nosso”, encabeçada pela UNE (União Nacional dos Estudantes) resultou na criação da Petrobrás, orgulho nacional ao atingir neste ano a auto-suficiência em petróleo. A resistência Ditadura Militar que custou a vida de muitos jovens estudantes, em especial na Guerrilha do Araguaia, banhando solos tocantinenses com sangue de muitos jovens idealistas; a redemocratização do Brasil; a luta pelas “Diretas Já”, os “Caras Pintadas” que impeachetmam o ex-presidente Collor; o papel estratégico da Casa do Estudante do Norte Goiano – CENOG – na criação do Estado do Tocantins, até chegar em nosso exemplo caseiro mais recente de força da juventude tocantinense que é a criação da Universidade Federal do Tocantins – UFT.
O embate que se coloca à nossa frente neste ano de 2008, é a luta política pelas vias institucionais. É fundamental que os estudantes participem de forma ativa do processo democrático debatendo idéias, discutindo projetos, encaminhando políticas públicas para a Juventude e construindo cidadania através da participação. É imprescindível que a juventude vá às urnas nas eleições deste ano e, de forma consciente, possa eleger os representantes que estejam afinados com nossas bandeiras históricas de lutas e que possam oxigenar nossa representação.
Desta forma poderemos gritar em alto e bom som que nosso amanhã começa a ser moldado hoje. A construção de nosso futuro perpassa necessariamente por aquilo que construirmos no dia a dia, começando pelo agora. Afinal, é de responsabilidade desta geração, da juventude tocantinense, a consolidação das estruturas sócio-cultural e político-econômico que alicerçam o Estado do Tocantins. Não cabe mais a idéia que o jovem é o cidadão do futuro, afinal, jovem é o cidadão do presente e será nossa contribuição diária que ajudará a formar a sociedade que queremos para nós e para a descendência desta geração.



Por: JEANY AGUIAR

(Vice-presidente da UJS-TO)

Nenhum comentário: